Grande parte da nossa vida vivemos mudos, mais eu conheci uma mulher que falava pra dentro vou contar a vocês !
Conheci ela uma mulher, grande, forte, bem... na realidade ela era uma das pessoas mais magras que me lembro de ter visto, essa senhora era muito corajosa e havia criados seus cinco filhos em uma maquina de costura, havia ensinado tudo a eles de um jeito lindo.
Que muitas pessoas falavam que ela era meio macha, de tão despachada . Fazia tudo alem de costurar, (coisa de menininha) ela faia os melhores 'pés de muleque' que alguém poderia comer, e o melhor bolo de chocolate com coco, e o melhor, melhor mesmo 'pão de queijo' do mundo. Quando criança era espuleta, como dizia ela e subia em todas as arvores brincava de bola e corria.
Ela era livre, ela diferente e era uma das melhor joias que alguem poderia ter conhecido na terra, ela era uma das minha idolas numero UM, ela sabia acalma todo ardor, ( o que arde o que cura, o que aperta e o que segura [da'le vinagre a sal] ) sabia ser nervosa e chamar atenção, sabia fazer o melhor cafuné nas costa de mundo inteiro, ela coçava costas e cantava quando eu passava mal, ela sabia rezar linda, e cantava fazendo um som de sopro no final que so ela sabia !
So que ela, com todo esse jeito e essas milhões de qualidades tinha esquecido de uma coisa, falar pra fora...
Essa moça, menina, senhora esquecida tinha esquecido, de falar pra fora, ela tinha esquecido de falar da dor, do amor, e de tudo que passava na vida dela, e a perda ela também esquecera de falar e isso que desencadeou a perca dos botões, sim ela tinha começado a perder os botões dela ...
Ela ja não sabe mais cantar, ela ja nao sabe mais fazer o melhor pao de queijo do mundo, ela nao sabe mais costurar, nem fazer melhoes de coisas que ela fazia.
Mais ela aprendeu uma coisa, a falar pra fora, e então começou a gritar tudo que tava engasgado a anos e virou uma moça feliz, ela sabia bem no fundo de algo que estava acontecendo com ela, as pessoas envoltas de tristeza, por acharem que ali ja nao era mais aquela grande mulher magrela.
Mas o que as pessoas nao entendiam que ali ainda era a mesma, a mais linda, que ainda tinha um coraçao bom, e que ainda era ela tudo bem que ela nao lembrava de muitas coisas, mais ao contrario do que todo mundo pensava aquela senhora tinha encontrado os botões da vida !
Ela tinha sim achado um caminho, e apesar da dor, envolta no novo caminho dela, ainda sim era ela, linda e magrela, e minha sempre e pra sempre avo e seus botões !
Hoje ganhei um tesouro, os botões da minha tão amada avo, que me fez pensar sobre o quanto eu a amava e o quanto os botoes que todos achavam que ela tinha perdido eram especias pra mim e pra ela, e que aquela ainda era minha avo, a caixinha me ajudou a lembrar disso, e me fez pensar que agora sim, minha vo tinha aprendido a unica coisa que ela ainda nao tinha me ensinado.
Me lembrou de escrever pras pessoas que acham que ela não esta mais aqui, que sim ela esta... que sim e a melhor e mesma pessoa, e que sim voce deve respeita-la porque alzeimer e o doença como todas as outras !
E vóvó e sempre te falo... EU TE AMO !
Nenhum comentário:
Postar um comentário